segunda-feira, 30 de maio de 2011

Vivendo e aprendendo

"A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos."
by Charles Chaplin

Apesar de novo, muitas coisas já vivi. Muitas coisas já aprendi. Aprendi que amar nem sempre significa ser amado. Que devemos nos adaptar ao meio, ou lutarmos para mudá-los. Aprendi que persistir é o melhor caminho, mas que as vezes temos que deixar certas coisas para trás, e seguir em frente. Que ser orgulhoso funciona, mas em algumas situações só se humilhar que se quebra um coração.
Aprendi que devo viver a vida, e correr atrás daquilo que quero, muitas vezes sem se importar com as consequências. Mas também aprendi que meus atos trazem consequências, e devo aceitá-las, pois eu mesmo as produzi. Penso na minha felicidade ante a dos demais, pois não podemos agradar a todos, mas com certeza a si próprio.
Aprendi que certas pessoas não mudam só porque você quer. Nós mesmo não mudamos, então não exija isso de ninguém. Mas sempre tenha esperança: elas mudam por si só.
Aprendi que por mais que tentemos, algumas pessoas simplesmente não entendem. Bater de enfrente nem sempre é a melhor solução. É preciso deixar que a vida as ensine.
Aprendi que a rasteira mais ardilosa, vem daquele que você esperava que lhe estende-se a mão. Não crie expectativas sobre ninguém. Muitas vezes, não entendemos a nós mesmo, logo, não tente entender outrem.
Aprendi que a raiva e o amor são sentimentos mais próximos que pensamos, e que é muito fácil confundi-los, caminham lado a lado, paralelos. Por isso, não se impressione se tudo mudar de uma hora para outra: é mais normal do que você imagina.
Vou vivendo e aprendendo. Algumas vezes de forma agradável, outras de formas doloridas. Em todo caso sempre um lição a se aprender. O único pedido que faço ao papai do céu é que, ao final da minha vida, eu olhe para trás e diga: "valeu a pena"...

Um comentário:

  1. Gabriel.

    Tão jovem, e tão contemplativo quanto as expectativas da vida.

    Deixe o Espírito Santo te guiar no Caminho que conduz a Vida e encontrarás as respostas para as indagações da alma humana.

    Com relação ao olhar para trás e dizer que "valeu a pena", não crie tanta expectativa! Pois, o Evangelho nos ensina que devemos esquecer das coisas que para trás ficam, e avançar para as que estão diante de nós, prosseguindo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. (carta do Ap. Paulo aos Filipenses 3. 14.)

    Agindo desta forma terás um futuro promissor nesta vida e na vindoura (eterna), a verdadeira felicidade.

    Convido visitar meu blog, e sinta-se a vontade para comentar.

    http://frutodoespirito9.blogspot.com/

    Ósculo Santo!

    ***Shalom***

    ResponderExcluir