segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Ventania ou furacão?


Fim das eleições, hora das reflexões. O que me surpreendeu foi o envolvimento político por partes dos jovens, sempre com sua aptidão revolucionária. E falou em revolução, tem que #FecharComFreixo (por um momento pensei  que o Che Guevara havia renascido). Muito nobre e bonito de se ver, afinal os jovens não são o futuro, e sim o presente. Mas ponderações devem ser feitas.
Primeiramente, não sei se o Freixo seria a solução. Lógico, comparado os demais candidatos, ele seria o melhor (ou menos pior rs). Combater o "sistema" como Deputado é uma coisa, como Prefeito outra. Aliás, ao meu ver, suas formas de combates seriam muito além do que a cidade poderia suportar, pelo menos de forma brusca. Pelo que demonstrou, até em licitação para Copa/Olimpíada ia querer mexer. Muita corrupção rolou nelas, mas mudar agora talvez não fosse melhor coisa. O bebê foi gerado, feio ou bonito, tem que se assumir.
Outro ponto seria a tal revolução.Não sou adepto a forma que está. Onde já se viu, um candidato receber 22.000 votos não entrar, e outro receber 6.000 e entrar? Afirmo, e continuarei afirmando: estamos longe de uma democracia.  Querem revolução? Então faça, mas da forma correta. Compartilhamento de imagens e fotos nas rede sociais, não vão mudar em nada. Saiam as ruas. Mas não para mudar o sistema daqui, mas sim um sistema como um todo. Inverta o topo da "pirâmide política". O que quero dizer, é  que deve-se mexer a nível de Constituição, não a nível de Município. Se mudar o maior dos sistemas, todo os outros mudarão. Afinal, como diria Cap. Nascimento "enquanto as condições de existência do sistema continuarem aí, ele vai resistir". Faço deles minhas palavras.
Reafirmo que mudar em pequena escala não adianta, somente uma mudança brusca pode mudar algo.Reflita na seguintes frase: uma ventania pode derrubar um árvore podre. Um furacão, pode derrubar uma floresta. Qual das duas escolher?

Nenhum comentário:

Postar um comentário