sábado, 11 de dezembro de 2010

Narcisismo ou amor-próprio?


"Antes de amar alguém,
Ame a si mesmo
Não se pode dar a outro
Aquilo que não se tem"
by Gabriel Bittencourt

Amor-próprio, algo tão essencial ao ser humano. Seu exagero gera orgulho, narcisismo. Sim, esse mesmo narcisismo que muito repudiamos, dele muito temos. Não só o culto a auto-beleza, mas sim a um todo. Parece arrogância, mas isso é essencial pra se levar uma vida plena. Logicamente, sem o excesso, de se esquecer de todos e só pensar em si mesmo. Afinal cuidar a si próprio faz bem. E como faz.
Mas a falta de amor-próprio leva a auto-degradação, quando o ser não pensa mais nele e só no outro: essa é a pior atitude que se pode tomar. Amar alguém com muita intensidade, a ponto de pensar o dia todo nela é plenamente normal e aceitável, afinal já passei por isso e sei bem como é. Entretanto, isto se torna prejudicial quando vira obsessão. Não se pode sempre deixar de agradar a si, para agradar o outro. Você acaba não agradando a ninguém. Como disse acima , e ratifico: não se pode dar alguém aquilo que não se tem.
Agrade a si mesmo, se presenteie, faz carinho em si mesmo,se valorize, se ame. Não se importe com problemas e rejeições da vida, pois se ela tira uma pessoa de você, dar-lhe-á outra. Tomando essas atitudes garanto que você torna-se-á uma pessoa melhor, e amará melhor, e principalmente: será amado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário